.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Primeiro A330MRTT para RAAF já está a caminho para ser entregue



O primeiro avião de reabastecimento aéreo/transporte Airbus A330 MRTT Militar para a Real Força Aérea Australiana (RAAF) deixou Madri hoje às 10h00 hora local, no voo de traslado para a Austrália. Designado como KC-30A em serviço RAAF, a aeronave está programada para chegar na Base da RAAF de Amberley, Queensland, no dia 30 de maio, e será formalmente entregue ao cliente nos próximos dias.

Em seu voo de translado, o primeiro A330 MRTT da RAAF está sendo conduzido pela tripulação da Airbus Military e da RAAF, e fará o trajeto por McCarran (Nevada) e Hickam (Hawaii) nos EUA. O avião é o segundo convertido pela Qantas Defesa e Serviços em Brisbane, que foi devolvida para Madri para a pintura e acabamento. Ele será acompanhado pelo segundo avião da RAAF em junho, e duas outra aeronaves até o final do ano.
A quinta e última aeronave encomendada pela Força Aérea Australiana, que chegou em Brisbane para a conversão apenas alguns dias atrás, será entregue em 2012. A chegada da aeronave na Base da RAAF de Amberley segue um desenvolvimento intensivo e um programa de teste para para o que é hoje a primeira aeronave de nova geração de reabastecimento em voo e transporte aéreo. O Certificado Civil de Tipo Suplementar foi obtido em março de 2010, e a certificação militar em outubro.
Em operação na RAAF, o A330 MRTT será equipado com dois pods de reabastecimento sob as asas, e uma sonda de reabastecimento aéreo do tipo Boom System (BRA) controlada por fly by wire desenvolvida pela Airbus Military, além de possuir um receptáculo Universal de Reabastecimento em Voo que permite que as aeronaves KC-30A possam tabém receber combustível em voo. Ele é alimentado por dois motores General Electric CF6-80E. É equipado com um conjunto abrangente ajudas defensivas (DAS) podendo ser configurado com 270 assentos de passageiros.


Nenhum comentário: